Composta por um conjunto de ilhas artificiais em forma de palmeira, o Palm Island é considerado o maior conjunto de ilhas artificiais do mundo, além de um dos maiores projetos de saneamento. Localizado na costa de Dubai, nos Emirados Árabes, é formada por três ilhas, distintas:
Palm Jumeirah, com 5 km de comprimento e 5,5 km de largura, é a menor delas, sua construção começou a ser feita no ano de 2001;
Palm Jebel Ali, possui 7 km de comprimento e 7,5 km de largura, com início de construção em 2002;
Pal Deira, a maior delas, foi construída a partir de 2004, considera a maior ilha artificial do mundo, com 14 km de comprimento e 7,5 km de largura.
A ideia da construção da ilha se deu principalmente, por quererem transformar Dubai no ponto turístico mais luxuoso do mundo, aumentando a área da costa em 520 quilômetros, quando considerado o conjunto de ilhas.
Figura 1- Fotografia Ilha Palm Jumeirah.
Fonte: Fotografada por Alexey Grachev, em 29 de janeiro de 2009.
Projeto
O projeto é considerado um grande desafio para a engenharia civil, pois a partir de técnicas avançadas foi possível construir um novo território no mar, expandindo assim a área habitável e turística de Dubai.
A equipe para a construção contou principalmente com engenheiros holandeses que são especialistas em construções marítimas, e foram utilizados apenas materiais como pedra e areia.
Como foi feita a construção?
Devido aos impactos das ondas, foi construído um quebra-mar ao redor de toda a ilha, cuja parte inferior é revestida por um geotêxtil permeável para evitar erosões. A fim de realizar o cálculo das dimensões da ilha, foram utilizados como parâmetro as tempestades que acontecem na região e o aquecimento global no nível dos oceanos. Concluíram que o local era adequado para a construção, porém as tempestades representavam um desafio, o que exigiu que as construções tivessem 3 m a mais que o tamanho médio das ondas.
Figura 3 – Processo de construção da ilha.
Fonte: Neoipsum (2020).
Como se tratava de uma grande obra, a areia se tornou um material escasso. Com isso, foram utilizadas dragas, que retiravam a areia do leito do mar, cerca de 94 milhões de metros cúbicos, e pedras e rochas foram adicionadas ao final da construção para garantir a estabilidade. Vale ressaltar que nenhum tipo de material, como concreto ou aço, foi utilizado durante o processo.
Com o uso do Sistemas de Posicionamento Global (GPS), os designers e construtoras conseguiram garantir que a areia fosse colocada no lugar correto, mantendo o formato de palmeira prevista no projeto.
Figura 4 – Imagem das ilhas através do satélite.
Fonte: Google Maps (2023).
Urbanização das ilhas
Após o processo de dragagem, uma preocupação foi a carga que a ilha iria receber com a construção das edificações. O maior medo era a compactação não ser feita da maneira correta e acarretar em possíveis recalques nas fundações das estruturas.
Pensando nisso é que foi utilizado um método de compactação do solo, no qual sondas penetravam cerca de 12 metros e vibravam, garantindo a aproximação dos grãos de areia, chamado de método da compactação por vibração. Foram feitos mais de 200 mil furos de compactação e durante esse processo mais areia era depositada na superfície. Com o solo preparado, após a finalização desse método, que durou cerca de 8 meses, é que as construções começaram a ser feitas.
A ilha é composta por diversos hotéis, comércios e residências de alto padrão, dinamizando ainda mais o crescimento econômico do país.
Curiosidades
– Com toda a areia e rocha utilizada na obra seria possível levantar um muro de 2,5 m ao redor da Terra;
– É possível ver a ilha a olho nu da Estação Espacial Internacional, localizada a 354 km da superfície da Terra;
– A Ilha é capaz de abrigar cerca de 65 mil pessoas;
– O quebra-mar tem cerca de 7 milhões de toneladas de rocha;
– O empreendimento foi comissionado pelo Xeique Mohamammed bin Rashid Al Maktoum;
– Houve um investimento de cerca de US$ 13 bilhões, para a construção dessa gigantesca obra.
Figura 5 – Imagem noturna da Palm Jumeirah.
Fonte: Civilização Engenharia (2008).
Referências:
https://www.ie.com.br/intercambio/palm-island/

Deixe um comentário