O III Inova Civil aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2016, com o ciclo de palestras, finalizando nos dias 17 e 18, com a amostra científica. Organizado pelo grupo PET Engenharia Civil – UEM, o evento consolidou-se, como um grande evento no curso de Engenharia Civil da UEM contando com mais de 100 inscritos entre acadêmicos da UEM, da UNICESUMAR e da UNINGÁ, além de alunos de mestrado.

A programação do ciclo de palestras incluiu três palestras, ministradas pelos Engenheiros Prof. Dr. Ronaldo Alves de Medeiros Junior, Prof. Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira e Prof. Dr. Marcelo R. Carreira, e um talk show, com o Engenheiro Civil Henrique Sperandio Cremm, formado na Universidade Estadual de Maringá. Além disso, o grupo PET trouxe ao evento um novo Desafio de Engenharia, intitulado ‘Desafio do Filtro’.

O primeiro dia do evento, (10/05) terça-feira, teve início com a Abertura Oficial, na qual compôs-se uma mesa com autoridades da Universidade e do curso de Engenharia Civil da UEM. Dentre eles, o nosso tutor, Prof. Dr. Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis, e a Petiana Roberta de Oliveira Pavão, que em seu discurso destacou a união do grupo, a importância dele na sua vida e enriquecimento profissional. A abertura seguiu-se com umas apresentação cultural.

ae65104a-4260-4318-b4b8-97c0846993ee

Dando início ao ciclo de palestras, o Prof. Dr. Ronaldo Alves de Medeiros Junior – professor do departamento de construção civil e do programa de pós graduação (PPGCC) da Universidade Federal do Paraná UFPR, mestre e doutor em engenharia de infraestrutura aeroportuária pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – falou sobre o uso de modelos de previsão de vida útil para projetos de estrutura de concreto baseados em durabilidade. A palestra mostrou algumas das manifestações patológicas que causam a diminuição da vida útil, destacando a importância de projetar visando a durabilidade.

O segundo dia de evento, (11/05) quarta-feira, teve início com a palestra do Prof. Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira – graduado na Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP – cujo tema foi: “Aspectos sobre Segurança de Barragens para Contenção de Rejeitos”. Foi uma palestra foi bem informativa, e todos que a assistiram conseguiram adquirir noções sobre os tipos adequados de barragens que devem ser usadas em cada situação. Com o término da mesma, teve-se uma breve explicação sobre o Desafio do Filtro, e logo depois o coffee break.

GOPR4200_1463522999544_high.JPG

As regras foram bem colocadas, para que não houvesse nenhuma dúvida entre os 6 grupos participantes. A fim de construir um filtro com os materiais oferecidos (brita, areia e galão de água vazio) da maneira que lhes fosse conveniente, o grupo que produzisse o filtro com melhor eficiência (turbidez) e maior vazão, ganharia o desafio. Foi muito interessante, e todos que participaram tiveram a oportunidade de trabalhar em grupo e pensar na melhor disposição dos materiais no filtro.

O terceiro dia do evento, (12/05) quinta-feira, e último dia do ciclo de palestras, teve como abertura a palestra do Prof. Dr. Marcelo R. Carreira – graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado e doutorado em engenharia de estruturas pela Universidade de São Paulo, professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2004 – que mostrou a aplicação da análise modal na detecção de Danos em Estruturas, um tema bastante promissor e inovador.

Depois da palestra , o coffee break, e em seguida o talk show com o Eng. Civil Henrique Sperandio Cremm – graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, atualmente é chefe de Departamento de Projetos de infraestrutura e superestrutura ferroviária da Companhia Paulista de trens metropolitanos – abordando a temática Engenharia Ferroviária de Passageiros, Novas tecnologias no Brasil. A petiana Amanda Luiza Zottis foi a entrevistadora do talk show, em um momento de muita inspiração para todos estudantes. O talk show foi o encerramento do ciclo de palestras, por sinal, um grandioso encerramento.

c50f7b20-8f72-480e-bf27-f504a61d440d.jpg

Na semana seguinte, nos dias 17 e 18 de maio, aconteceu a mostra científica, em que foram apresentados 15 trabalhos, oito no dia 17/05 e sete no dia 18/05. Em cada dia de evento tivemos duas sessões de apresentações, e com o término de cada sessão um professor de Departamento de Engenharia Civil da UEM mediava um momento de discussão sobre os trabalhos apresentando anteriormente.

E o III Inova Civil terminou no dia 18/05, quarta-feira, com o último dia de mostra científica. Foi um grande evento, que proporcionou muito a todos envolvidos; aos inscritos, aos que submeteram os trabalhos e a toda equipe PET Civil envolvida com a organização.

29e2db41-afcb-47f6-8e6b-20ead7c36e03.jpg

Por: Lucas Ruiz de Souza

Anúncios