O Brasil é um dos países que mais investe em soluções construtivas sustentáveis, reconhecidas pelas certificações LEED e AQUA. Veja abaixo alguns edifícios brasileiros com tecnologias sustentáveis inovadoras e surpreendentes!

1. EDIFÍCIO JK 1455

img1O Edifício JK 1455, localizado no estado de São Paulo, é uma parceria das empresas OTEC – consultoria de sustentabilidade e eficiência energética – e a CCP – Cyrela Commercial Propertie. Em novembro de 2012, o edifício foi o primeiro a ganhar certificação LEED Gold EB O&M no Brasil. A obra já havia sido construída há algum tempo, e foi através das adequações promovidas em 2012 que o edifício tornou-se merecedor do selo. Segundo as empresas responsáveis pela edificação, o edifício passou por aferições e ajustes na eficiência energética e consumo de água, além de adaptações em relação aos serviços de coleta de lixo, limpeza, controle de pragas e adequação nos modelos de compra e transporte.

2. FÁBRICA DA COCA COLA NA FAZENDA RIO GRANDE (PR)

img2Foi a primeira fábrica do país a alcançar a certificação LEED na categoria New Construction, atestada em agosto de 2012. Utilizando tecnologias e medidas de eficiência energética, com consumo eficiente da água, qualidade interna do ar e iluminação facilitada, a fábrica busca um processo construtivo que, desde a construção até a gestão da obra, aconteça sem grandes impactos à comunidade. Segundo a revista EXAME, a fábrica foi erguida em um terreno de 80 mil m², tendo 20 mil m² de área construída. Cerca de 41% da área total do terreno é deixado para espaços abertos e vegetados. Outros facilidades interessantes são a área de lazer projetada para o descanso dos funcionários, espaços no estacionamento reservados para quem oferece carona aos colegas de trabalho, sistema de captação de água da chuva, além do telhado verde, considerado o maior da América Latina. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões.

3. ELDORADO BUSINESS TOWER

Anúncios