O Telhado Verde é uma solução construtiva que consiste na aplicação e uso de um tipo de solo especial (substrato) e vegetação sobre uma superfície impermeável, sobre edificações em geral.

8fa8d-414262_329509447082281_759458354_o

Edificações equipadas com telhado verde apresentam melhor eficiência energética, pois, como atual no isolamento da transferência de calor para o interior da edificação minimizam gastos com energia e condicionamento do ar, demonstram também grande eficiência no controle de ilhas de calor em centros urbanos e no combate aos gases de efeito estufa como agente capturador de CO2. Pesquisas apontam uma diminuição de até 50% do calor transferido via telhado para o interior das edificações.

Especialmente em áreas urbanas, a criação de áreas verdes melhora a estética de uma determinada área, aumenta o conforto acústico no edifício, pois reduz os ruídos urbanos, diminui a temperatura do ambiente, melhorando as condições térmicas e economizando com gastos de energia, por exemplo, sistemas de refrigeração, aumenta a qualidade do ar diminuindo a poluição, reduz a necessidade de escoamento de água e sistemas de esgoto, pois o próprio telhado verde ajuda na drenagem das águas das chuvas, além da valorização do imóvel no mercado, uma vez que ele traz todos esses benefícios e melhora a paisagem. Essas vantagens melhoram a qualidade do ambiente urbano, mas em como consequência há o ônus da manutenção deste telhado, que é muito mais frequente e especializada do que no caso de um telhado convencional ou laje impermeabilizada.

telhado-verdeEsse tipo de jardim suspenso pode ter um custo inicial alto, mas depois da implantação da estrutura, os gastos caem consideravelmente. Para que tudo dê certo, a obra necessita de mão de obra qualificada, bem como especialistas, já que o sistema envolve o imóvel como um todo. A manutenção e a vedação adequadas são super importantes para que não surjam pontos de infiltração ou de umidade na laje. Embora os ecotelhados sejam projetados para suportar certo tráfego como por exemplo, durante as manutenções, não é recomendável grande quantidade, pois poderá não suportar.

Geralmente, as plantas que compõem esse telhado são as que não necessitam de poda nem regas constantes. Também é preferível as planta que necessitam de pouca adubagem. As mais comuns são as gramíneas, bromélias (geralmente cultivadas como ornamentais), forrageiras (plantas ou grãos usados na alimentação do gado), espatáceas (folhas modificadas, geralmente coloridas, que envolvem a inflorescência de diversas plantas e que pode ser lenhosa ou membranosa) e até hortícolas e frutíferas.

NO BRASIL

A implantação de telhados verdes, ou ecotelhados, em casas e prédios tem sido crescente no Brasil. Mas, especificamente no Espírito Santo, o mercado ainda é inicial, de acordo com o engenheiro ambiental capixaba Gabriel Casagrande.

1
Rancho em Pedra Azul utiliza telhados verdes em suas instalações

Segundo o engenheiro agrônomo Edimar Binotti, o primeiro telhado verde do Brasil foi implantando em 1998 em Pedra Azul, no município de Domingos Martins, na região Serrana do Estado. Hoje, o rancho Fjordland, localizado na região, referência em trilhas e turismo ecológico e famoso pelas Cavalgadas Ecológicas, possui quase todas as suas instalações com o ecotelhado.

De acordo com o engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó, diretor de uma empresa percursora no ramo, o maior benefício é a questão energética, além da sustentabilidade. “O Brasil tem uma demanda muito grande de energia em pouco tempo. Se a forma como se gasta essa energia não for otimizada, podemos ter problemas no futuro”, diz

Para Feijó, a implantação dos ecotelhados visa principalmente as áreas urbanas. “É uma tendência. A longo prazo, serão criadas leis de obrigatoriedade para o uso desses telhados. Eles purificam o ar urbano e diminuem o efeito ilha de calor”, afirma. “A procura no mercado cresce de ano para ano, pois o construtor quer ter uma obra mais econômica, o condomínio vai ser mais barato, e as pessoas sabem que vão economizar também na manutenção da casa”, completa.

Em Recife, foi sancionada a lei que exige a instalação de telhados verdes nos novos edifícios com mais de quatro pavimentos. Prédios não habitacionais com mais de 400 metros quadrados de área também deverão ter uma camada de vegetação na cobertura do edifício.

Outra cidade brasileira que incentiva a implantação de telhado verde em edificações é Curitiba. Na capital paranaense, os projetos de edificações, residenciais ou não, com mais de 3 (três) unidades agrupadas verticalmente deverão prever a construção do telhado ecológico.

No Rio de Janeiro, um exemplo notório de edificação come este tipo de telhado é o Palácio Gustavo Capanema, que atualmente é sede do Minsitério da Cultura do Rio de Janeiro.

2
Vista do telhado do Palácio Gustavo Capanema

NO EXTERIOR

Nos EUA e europa, o telhado verde é amplamente utilizado. Na França, por exemplo, uma lei que obriga todos os novos edifícios comerciais a instalarem telhados ecológicos ou painéis solares foi aprovada. Com essa medida, o país pretende reduzir a dependência das usinas nucleares que, atualmente, suprem até 75% da demanda de energia da França. Países como Alemanha e Suíça também exigem que parte das novas edificações utilizem o telhado verde em sua cobertura.

2

Nos Estados Unidos, o ecotelhado da California Academy of Science foi projetado para abrigar até 7,5 milhões de litros de água da chuva. Além disso, os 112 mil metros quadrados de telhado verde abrigam 1,7 milhão de plantas nativas.

 

E3m Singapura, a Universidade de de Tecnologia e Design ostenta essa cobertura com a vegetação combinado com as curvas, os espaços cheios e vazios da construção e a inclinação suave da cobertura, com o intuito de criar a impressão de que o prédio e a paisagem do entorno se misturam.

4No mesmo país, até mesmo a cobertura de um novo Mc’Donalds é ecológica! Instalado em uma parque local, o restaurante ganhou um telhado verde para se integrar no ambiente natural que o circunda e também para devolver o espaço verde que foi perdido quando o restaurante foi construído.

Anúncios