O Programa de Educação Tutorial é estruturado por grupos de estudantes, com a supervisão tutoriada de um docente, todos pertencentes a alguma Instituição de Ensino Superior do País. O programa foi criado em 1979 pelo Governo Federal, oficializado pela Lei 11.180/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007, com o objetivo de formar estudantes com um aprendizado em atividades tutoriadas voltadas à graduação, não obtido dentro de salas de aula.

Hoje conta com mais de 800 grupos PET e a cada ano se consolida mais no país. O seu desempenho é guiado pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e dessa forma, acomete aos estudantes a formação de competências curriculares e intelectuais. O grupo PET é regulamentado por normas e portarias regidas pelo Ministério da Educação (MEC). Elas definem como o programa deverá proceder, como será sua administração e ainda o processo de avaliação dos grupos.

logo-pet-oficialLogo Oficial do Programa

O PET Engenharia Civil – UEM

O PET Civil UEM é um grupo recente. Foi fundado em 2012, e em dezembro deste mesmo ano os 6 primeiros membros do grupo foram escolhidos. Tutoriado desde então pelo Prof. Dr. Jeselay Hemetério dos Reis, em seu primeiro ano desenvolveu suas primeiras atividades, as quais o grupo realiza até hoje. Tudo era novo e desafiador, e com o passar dos anos as atividades se aprimoraram e novas ideias se formaram já que, a cada ano novas pessoas com seus próprios diferenciais são escolhidas para compor esse grupo, o que o torna heterogêneo, e assim mais produtivo.

Atualmente o grupo é composto por 16 petianos do segundo ao quarto ano do curso de engenharia civil, que realizam diferentes atividades com um objetivo principal: diminuir a evasão e a repetência do curso de Engenharia Civil. Nesse contexto o PET se insere muito bem dentro da graduação, mantendo um bom relacionamento, não só com os acadêmicos, como também com os professores do departamento, devido às atividades realizadas.

Em um cenário maior, o grupo participa do Unipet, que abrange todos os grupos PET da Universidade Estadual de Maringá. Neste ambiente, a relação entre os outros cursos acontece por meio de atividades de cunho legislativo, de ensino e também de integração. Das atividades realizadas dentro do curso e do grupo Unipet, são exemplos os cursos de HP, Excel e Ftool, aulões de diversas matérias, o ciclo de palestras InovaCivil, os Desafios do Talude e do Filtro, o PET nas Escolas e o Civil nas Escolas, o Unipet Cultural, entre outras. Desenvolver as atividades se torna uma pista de mão dupla, pois além de ajudar a graduação, também resulta no aprendizado do próprio petiano, tanto aprendendo mais afundo sobre o conteúdo quanto desenvolvendo habilidades como oratória, a pró-atividade e a autoconfiança: habilidades essenciais não ensinadas em salas de aula.

Esse é o diferencial do grupo PET: formar profissionais com vivência em grupo e todas as qualidades consequentes. Mas em linhas gerais, a convivência dentro do grupo talvez seja a melhor parte da história. Muito mais que um grupo de estudos, de ensino e pesquisa, criou-se uma irmandade dentro do PET. É maravilhoso sentir-se em casa estando em uma sala dentro da Universidade, estar rodeado de amigos que, como uma família, estão enfrentando os mesmos desafios e crescendo junto com você, cada um torcendo pelo outro e o almejado sendo obtido com o esforço de todos. É impossível passar por esse grupo e permanecer inerte, por isso o orgulho de ser um petiano.

Por: Amanda Luiza Zottis

 

Anúncios