Cada vez mais, a humanidade tenta superar seus feitos. Através de novas tecnologias, pode-se atingir limites nunca cogitados antes. Confira agora alguns curiosos recordes da área da Engenharia:

O recorde de Edifício Mais Alto do Mundo pertence ao edifício Burj Khalifa. Durante todo o período de sua construção, o prédio era chamado Burj Dubai (Torre de Dubai, em árabe), mas foi renomeado Burj Khalifa em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.

Burj Khalifa conta com 828 metros de altura e 163 andares, e pode ser visto de uma distância de até 95 quilômetros. A estrutura é feita de concreto e aço, com o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro.

Toda a execução levou quase seis anos para ser concluída, contando com a mão-de-obra de cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades. O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes.

 O título de Ponte Mais Larga do Mundo pertence à Ponte da Baía de Sydney, na Austrália. O projeto da ponte foi feito por volta de 1920, mas só veio a ser executado em 1923. A inauguração da ponte aconteceu apenas em 1932.

Em termos técnicos, a ponte possui 503 metros de comprimento, 139 metros de altura, e incríveis 49 metros de largura, valor que atribui a ela o seu recorde mundial. Além disso, possui também uma massa de 39 mil toneladas.

Na hora de tráfico intenso, cerca de 400 veículos trafegam sobre ela; assim sendo, a carga que a estrutura suporta é maior que 400 toneladas. Além das oito pistas destinadas para veículos, existem mais quatro pistas: duas para pedestres, e mais duas para trens.

Além destas cargas. a ponte tem esforços consideráveis causados por vento e por deformações térmicas. Estima-se, portanto, que cada apoio fixo da ponte recebe uma carga por volta de 10000 toneladas.

 A CIDADE DE DUBAI também conta com outra construção reconhecida internacionalmente pela sua extensão: Dubai Mall, o Maior Centro Comercial do Mundo, iniciou suas atividades em novembro de 2008  no centro de Dubai, um local privilegiado dos Emirados Árabes.

Com um incrível investimento de 20 bilhões de dólares na construção do shopping, Dubai Mall possui mais de 1.200 lojas, hotel , 22 salas de cinema, uma praça de alimentação com 160 operações fast-food e 120 restaurantes, além de  uma pista de patinação e um dos maiores aquários do mundo com mais de 33.000 animais marinhos em exposição.

Por Arthur Lucena.

Anúncios