Atualmente, sustentabilidade é um tema em evidência. Em tempos onde a grande maioria dos rios estão poluídos e a grande quantidade de gases agridem a atmosfera, fontes alternativas de energia são utilizadas com a finalidade de atenuar os impactos ambientais.

       A energia solar é caracterizada como uma fonte de energia inesgotável, além de não emitir poluentes. Pensando nisso, na cidade de Dezhou, província de Shandong, China, foi construído o maior hotel do mundo abastecido por energia solar.

Figura 1 - Painéis solares do Solar Valley Micro-E Hotel
Figura 1 – Painéis solares do Solar Valley Micro-E Hotel

       O Solar Valley Micro-E Hotel foi inaugurado no final do ano de 2009. Apresenta área de 75 mil metros quadrados e conta com milhares de painéis solares e coletores de calor solar para coletar energia suficiente para sustentar 70% das necessidades do hotel. O hotel adota várias tecnologias de energia solar que é utilizada para uma variedade de funções, como ar condicionado e água.

       O hotel é considerado o maior edifício comercial do mundo a fazer uso da energia solar, que abastece diversos cômodos do hotel, como por exemplo centros de exposição e salas de reunião.

       O design do prédio é inspirado em um relógio solar e nos caracteres chineses para sol e lua. A cor branca da fachada contribui na reflexão da luz solar, reduzindo o calor.

Figura 2 - A cor branca ajuda a reduzir o calor
Figura 2 – A cor branca ajuda a reduzir o calor
Anúncios