Folder

Na noite do dia 16 de junho de 2015 (terça-feira) o grupo PET de Engenharia Civil, juntamente com o Departamento de Engenharia Civil, oportunizou aos graduandos da Universidade Estadual de Maringá e de outras universidades e aos profissionais da área, num total de 160 pessoas, a palestra com o Prof. PhD. Raul Fangueiro, professor e pesquisador da Universidade do Minho, de Portugal.

DSCN6987

Apalestra teve o tema “Fibras: um mundo de oportunidades para a Engenharia Civil”. Raul Fangueiro abordou sobre sua linha de pesquisa, que trabalha em cima de fibras vegetais utilizadas na matriz cimentícia.

Mostrou o ramo de possibilidades que a nanotecnologia, empregada nessas situações, proporciona ao engenheiro civil. Por exemplo, Nanotubos de Carbono foram um de seus alvos de pesquisa recentemente, e pela sua propriedade condutora de eletricidade proporciona uma revolução na engenharia. Ao ser empregado na massa de cimento, pode transmitir informações sobre a tensão e a situação do concreto já em uso. Antes, eram instalados sensores em uma ponte para constatar patologias sofridas, agora com os nanotubos de carbonos, essas patologias são detectadas e imediatamente informadas pelo smartphone do engenheiro responsável.

raul fangueiro8

Outro ponto abordado de sua pesquisa foi a relação das propriedades de tração do aço e de um varão feito de fibra de carbono. Além do peso específico ser muito menor, diminuindo o volume de material utilizado, o varão resiste muito mais à tração do que o aço.

11

Essas informações, dentre tantas outras valiosas, fizeram com que a noite fosse muito enriquecedora para os que atuam no ramo.

Foi, sem dúvida, uma palestra que suscitou muitas ideias e que abriu a visão de engenharia em todos os participantes.

Por: Amanda Luiza Zottis

Anúncios