No centro de Amsterdã, capital da Holanda, uma ponte em aço para pedestres será erguida com uma impressora em 3D. A ideia está sendo desenvolvida por duas empresas holandesas, a start-up MX3D e a construtora Heijmans. O projeto é do designer também holandês Jors Laarman.
A empresa MX3D pretende demonstrar o poder da sua impressora de metal 3D ao fazer com que uma ponte em Amsterdã, na Holanda, construa a si mesma. A ideia é a seguinte: dois braços robóticos irão fazer a fundação, o acabamento e, até mesmo, os trilhos de movimentação da impressora. Se tudo der certo, o projeto estará finalizado em 2017.
“Acredito firmemente no futuro da produção digital e local. Essa ponte irá mostrar que a impressão 3D entra, finalmente, no mundo dos objetos grandes, funcionais e de larga escala, permitindo uma liberdade de forma sem precedentes”, afirma o designer da ponte Joris Laarman.
A execução, que vai dispensar o uso de andaimes, será feita com robôs industriais de seis eixos, que desenharão as estruturas de aço em três dimensões. As máquinas possuem braços longos e criam suas próprias estruturas para sustentação, possibilitando a locomoção do início ao fim da ponte.
Os robôs aquecem o material até uma temperatura que possibilite moldar o aço gota a gota e imprimi-lo na forma desejada.
As empresas divulgaram um vídeo e algumas imagens do projeto. Além disso, a partir de setembro deste ano, um centro de visitantes será aberto para acompanhar a execução.
Atualmente, o uso das impressoras tinha se limitado a casas e um prédio na China, além de outros objetos pequenos. Com essa obra, os idealizadores da ponte pretendem inaugurar mais projetos de grande porte com o uso da ferramenta.
FONTE:
Deixe um comentário