É um fato incontestável que na internet podemos encontrar de tudo, desde jogos e filmes até conteúdo e material para estudar. Coisas úteis, e outras nem tanto.

Apesar de haver quem não abre mão do modo mais tradicional de ler – com folha e capa dura na mão – diante da tecnologia que nos cerca é possível fazer isso pela tela do seu computador ou celular, com diversos livros – novos e também os mais clássicos – totalmente digitais.

Pensando nisso, e trazendo mais dicas para essa quarentena, agora iremos mostrar algumas opções de sites para você entrar e baixar vários livros à sua escolha, sem precisar pagar nada e de forma totalmente legal. Acompanhe:

 

1 – Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital editada pelo Ministério da Educação do Brasil, cujo lançamento se deu em 2004, com acervo inicial de 500 obras. Ultrapassou os 198 mil títulos em seu acervo em 2014: 182 mil em arquivos de texto e 15 mil em outras mídias.

 

2 – Open Library

A Open Library  (ou “Biblioteca Aberta” em tradução livre) é uma biblioteca digital, colaborativa, aberta, disponível ao público. Ela conta com mais de 1 milhão de livros, em diversos idiomas.

 

3 – Biblioteca Brasiliana

O site pertence à Universidade de São Paulo e conta com mais de 3 mil obras disponíveis para download.  Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens. Dê uma olhada e aproveite esse acervo digital!

 

4 – Amazon

A grande empresa norte americana, oferece em seu site diversas opções de eBooks gratuitos. Para ver mais quais são essas opções, clique aqui.

 

5 – Biblioteca Mundial Digital

Originalmente chamada “World Digital Library”, é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. Possui milhares de obras de diferentes partes do mundo, e você pode navegar nessa plataforma com apenas um clique.

 

6 – eBooks Brasil

Este site é uma eBiblioteca Pública, e conta com várias obras gratuitamente em diversos formatos.

 

7 – Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. A plataforma disponibiliza mais de 56 mil e-books de graça em diversas línguas.

 

Eae, o que achou da lista? Tem alguma outra indicação além das que citamos acima?

Não deixe de seguir o nosso instagram, @petciviluem, e ficar por dentro de tudo que postamos por lá e também no nosso site!

 

Texto escrito por: João Cardoso.

Arte feita por: João Cardoso.